
Servidores Open Connect, fornecidos pela gigante mundial de streaming de entretenimento, foram ativados no início de março
A New Life Net, Provedor de Internet Fibra Óptica que atende São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Cachoeirinha e Cruz Alta, está sempre buscando inovações para oferecer o que há de melhor para seus clientes. A empresa do segmento de internet por fibra óptica foi pioneira na região ao fechar parceria com a Netflix para implantação dos servidores Open Connect, que foram ativados no início de março. “Não há dúvidas que a Netflix se tornou sinônimo de revolução da televisão pela internet. A New Life Net foi escolhida para prover acesso, através de seu CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição) nas cidades em que atua. Isso significa que somos responsáveis pela agilidade e estabilidade dos conteúdos que nossos usuários assistem”, afirma o diretor comercial Ricardo Vieira Rodrigues, acrescentando que “esta experiência audiovisual é mais um diferencial dos nossos planos de banda larga, pois o serviço é acessado automaticamente, independente da quantidade de megabits (Mbps) contratados”.
Segundo ele, através dos servidores Open Connect, a New Life mantém localmente o catálogo de milhares de títulos de filmes, séries e documentários, que podem ser acessados com uma transmissão de alta qualidade. Sem a disponibilidade desse serviço, os clientes seriam prejudicados, uma vez que o recebimento de bits de imagem e áudio vem direto da rede principal, que é dividida entre todos os assinantes da líder mundial de streaming de entretenimento, o que provoca uma conexão mais lenta. “Temos que estar sempre atualizados com as novas tecnologias para oferecer os resultados esperados pelos clientes”, afirma. Prova disso, foi a parceria com o Google, que forneceu os servidores Google Global Cache (GGC), instalados neste mês e que vão otimizar a utilização de todos os serviços Google. “São grandes conquistas para nós e nossos clientes”
CONECTIVIDADE – Só para ter uma ideia, a provedora global de conteúdos de entretenimento via streaming alcança 208 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países. Agora, imagine essa “galera” conectada ao mesmo tempo e as dezenas de terabits por segundo de tráfego simultâneo em horário de pico. Por isso, para manter a eficiência dos serviços, a Netflix desenvolveu a rede Open Connect, estratégia que impede o congestionamento da internet porque com a rede de distribuição de conteúdos permite a transferência de dados entre os servidores e o computador. “A internet é um círculo virtuoso, ao criar oportunidades e tracionar a demanda do consumidor por uma conectividade banda larga melhor e mais rápida”, diz Rodrigues.
SAIBA MAIS
A Netflix firma parceria com provedores de acesso à internet (ISPs) nos diversos mercados onde atua para localizar o tráfego e, assim, diminuir a latência. Isto se dá por meio da implantação do Open Connect Appliance (OCA).
A atualização do conteúdo é realizada durante a noite e em horário de menor tráfego do provedor, que informa a hora de início de atualização.
A Netflix, criada em 2011, tem presença física no Brasil desde agosto de 2012.